Não só no Dia das Crianças, mas todos os dias!
Vamos confessar uma coisa, aqui no Espaço Mediação temos um arrepiozinho quando vemos matérias do tipo “5 passos para…” ou “10 dicas que mudarão completamente…”. Mas já que é isso que chama atenção resolvemos fazer um passo a passo com alguns presentes mais indicados para o Dia das Crianças. E neste caso não há restrição de idade, serve para todos e para cada um!
Segue a lista com o TOP 5 de indicações de presente para o tão esperado 12 de outubro:
TEMPO
Nesse tempo de rotinas malucas, mercado de trabalho exigente, sociedade consumista, imediatismos etc acompanhamos que o tempo tem sido elemento escasso na vida da maioria. E quando o assunto é tempo de qualidade, aí o bicho pega ainda mais! Quando indicamos que presenteiem o filho com tempo não estamos levantando um movimento a favor de que as famílias abandonem sua vida pública para restringir-se somente ao âmbito familiar. Pelo contrário, vemos a importância de os pais e mães refrigerarem suas mentes fora de casa para que quando estiverem em família possam oferecer tempo de qualidade aos filhos. E mais um lembrete: estar perto, no mesmo cômodo da casa [com um celular nas mãos enquanto o filho brinca no tapete da sala], não significa ser presente! Presentear o filho com tempo é um ato de amor, que exige contato corporal, olho no olho, perguntas, respostas, indagações, limites, carinho, ideias, troca. Não é ceder a tudo para ver o filho sorrir o tempo todo. É usar o tempo para divertir, educar, construir, experimentar, ajudar a levantar, ensinar a guardar, transmitir valores e não oferecer respostas prontas para que a criança construa um processo de desenvolvimento com autoria de pensamento. Dá trabalho? Dá! Mas quem disse que maternidade e paternidade não dá trabalho?
ESCUTA
Mais um elemento escasso na rotina do imediatismo: escutar e ser escutado, no sentido puro da palavra, que remete a um ouvir com atenção, e não a um simples ouvir enquanto sentido da audição. Escutar vai muito além de estar com o ouvido virado para a criança e a atenção voltada para a TV. Escutar uma criança significa entender suas linguagens, seu idioma de expressão, implicando-se em significar cada palavra, gesto, ação. Exercite essa prática no seu dia-a-dia e vai encontrar crianças respondendo com mais carinho, criatividade, envolvimento e se desenvolvendo cada dia mais. A fórmula com a criança é assim, simples (e complexa ao mesmo tempo): oferecemos e ela nos retribui!! E é muito gratificante! Escute e seja escutado, presenteiem-se mutuamente e veja a relação pais e filhos crescer qualitativamente.
DOAÇÃO
Doar a alguém é uma nobre atitude, doar-se é sublime. Doações externalizam o melhor de cada um e arrancam sorrisos e expressões surpresa do outro. Há uma pureza linda e uma verdade nesse ato de amor. Faz exalar o que de mais belo há na espécie humana, a relação de interdependência entre as pessoas. Doe e doe-se diariamente à infância e ofereça a ela o que há de mais valioso em você. Se sua habilidade está relacionada a dons musicais ofereça-o à criança de alguma maneira, se seu forte é a criatividade contribua a seu modo, ou ainda se sua linguagem essencial é a arte presenteie os pequenos com esse dom. Examine-se diariamente para entender o que de melhor o dia permite que você doe a seu filho!
INVENÇÕES
Já escutaram a expressão: “Estão inventando moda”? Já ouvimos muitas vezes, mas infelizmente muitas delas se remetendo a uma situação negativa de interação entre crianças ou entre crianças e adultos “aprontando” juntos. Vamos desconstruir isso, por favor! Inventar para a criança e junto com a criança é grandioso demais! Inventar um desenho na areia, uma história engraçada, uma cabana de lençóis, um brinquedo de papel, um jogo novo adaptado de algum que já existe, uma fantasia…”inventar moda”!!!! Que essa moda da invenção ecoe de maneira positiva entre as famílias, pois presente melhor não há. Invente, reinvente-se e provoque invenções.
EXPERIÊNCIAS
Crianças precisam experimentar para aprender e aproveitar a infância! E não estamos falando de aprendizagem somente no sentido restrito (conteúdos escolares), mas no sentido amplo: aprender a ser, aprender a se comunicar, aprender a estar, aprender a se relacionar, aprender a aprender. O contato diário com o que o mundo nos oferece, sem implicar em consumir coisas, é o que podemos presentear nossos filhos cotidianamente. Simplicidade e criatividade andam juntas aqui! Um olhar atento ao redor e uma gota de água, a sombra, as folhas das árvores, a areia, a luz, nosso corpo, os alimentos rapidamente se transformam em possibilidades de experiência. Proporcionar estes momentos, incentivar e fazer junto é nosso papel para que a riqueza do que está há centímetros de distância das crianças seja transformado em experiências significativas e em situações de interação que têm valor imensuráveis.
Nenhuma delas requer dinheiro, requer que nos avaliemos diariamente em nossas possibilidades de sermos pais e mães melhores! As crianças merecem!
Rubem Alves, sabiamente diz: “Coisa gostosa é brincar! (…) Os brinquedos podem ser feitos com os mais diferentes materiais: madeira, plástico, metal, pano, papel. Mas há brinquedos que são feitos com algo que a gente não pode nem tocar e nem pegar: brinquedos que são feitos com palavras”.